Consultório Odontológico _ Contato

Consultório Odontológico _ Contato
Clínica Geral/Odontopediatria__Telefax: (33) 3755-1526 Skype: cdmarciolara
Caso tenha alguma dúvida ou queira conversar conosco on-line, chame-nos pelo Skype ou MSN Messenger(clique abaixo) !!!

Site consultório: www.odontologialara.com.br






Google
20 ANOS DEDICADOS À ODONTOLOGIA
A SUA SAÚDE EM NOSSAS MÃOS!
INVISTA EM VOCÊ, SEU SORRISO MERECE!
MARQUE JÁ A SUA CONSULTA:
(33)3755-1526

Windows Live Messenger

sábado, 12 de abril de 2008

Odontologia _ Disfunção da ATM


DISFUNÇÃO DA ATM _ ALERTA



O tratamento das desarmonias de crescimento do complexo crânio-facial representa uma das mais importantes atuações do ortodontista, visto que a intervenção em períodos favoráveis do crescimento físico pode evitar a consolidação de más oclusões esqueléticas futuras, quando os tratamentos poderão se tornar bem mais complexos e os resultados sensivelmente mais pobres.

A Ortopedia Maxilar, exerce um papel importante no tratamento das disfunções das (Articulações Temporos Mandibulares ) ATMs , que são em número de duas, uma direita outra esquerda devendo estas trabalharem em sintonia.

Quando estas articulações são afetadas por algum distúrbio de Oclusão, ou seja distúrbios do sistema Estomatognático, outros sistemas corporais tem se modificado.

Temos duas superfícies uma estática e outra dinâmica as quais podem serem afetadas, quando uma das duas apresentam qualquer anomalia.

Segundo, João Alberto Martinez, que defendeu tese sobre ''Parâmetros Cefalométricos Posturais e Má Oclusão Dentária'' pela USP, afirma que existe uma correlação positiva entre postura mandibular e postura corporal e que, por isso, o diagnóstico do paciente não deve restringir-se à cavidade bucal (oclusão), mas que devem serem avaliados também a coluna vertebral e o comprometimento com o sistema tônico postural do paciente. ''Na anamnese o Cirurgião-Dentista deve verificar se o paciente tem histórico de pés chatos, se tem dores nas costas, se tem dores de cabeça (cefaléias) e quais as regiões da cabeça que doem mais, se tem dores cervicais à direita ou à esquerda, pelo fato de muitas dores nas vértebras cervicais estarem relacionadas ao predomínio mastigatório mais de um lado que do outro da boca'', declara. A amamentação é um fator fundamental para iniciar essa postura mandibular e corporal de forma adequada. Se atribuída ao bebê por um tempo adequado, favorecerá o desenvolvimento mandibular, a boa postura da cabeça e corporal, além de uma boa respiração. ''O primeiro ano de vida é fundamental para a qualidade da mastigação, respiração e da postura corporal para o resto da vida.Se o sistema mastigatório for bem trabalhado, as chances do sistema locomotor ser bem desenvolvido são muito grandes. ''Temos que compreender que o conceito médico de saúde é fazer com que o paciente não precise do aparelho, pois o objetivo do método é a prevenção'', Sinais e Sintomas são observados, através da audição, do tato, através de instrumentos de Diagnóstico ou exames apropriados, tais como Eletromigrafia de Face, Tumografia Computadorizada, Ressonância Magnética, Radiografia Panorâmica, tomografia linear e Artrotomografia.

O paciente percebe que está com Disfunção de ATM ou DTM, quando os primeiros sinais aparecem que são os RUIDOS e apresentam três formas distintas:

1.1 – O Estalo é o primeiro sintoma de disfunção da ATM, os côndilos durante o movimento de abertura da e fechamento da boca realiza de maneira não coordenada, entre o menisco e o côndilo havendo choque entre eles produzindo ruído, o músculo responsável por esta harmonia é o Pterigóideo externo, que age nos movimentos de protusão e lateralidade, puxando os côndilos para baixo e para frente.

1.2 – O Salto, e um movimento não uniforme de abertura e fechamento da boca e o côndilo realiza esse movimento como se houvesse pequenos degraus, fazendo um pequeno salto.

1.3 – A Crepitação, é um som de palha seca sendo pisoteada ou um som areia sendo esfregada contra uma superfície, que já representa um processo degenerativo, pois as superfícies ósseas da cabeça da mandíbula e o osso temporal, já estão com desgaste avançados.

2.1 – A Dor – geralmente os ruídos estão associados à dor, que é outro sintoma e está entre os mais comuns, que nem sempre aparece de modo definido, em geral não existe uma história de trauma, porém esta dor aumenta com stress emocional ou após ingestão de alimentos duros, hábitos deletérios ou morder objetos tais como caneta, lápis, palito e etc. Está dor e caracterizada por um grupo de músculos e sua concentração é chamada de “trigger point” que pode se localizar nos músculos temporais, m.pterigóideo externo. M. pterigóideo interno ou ainda à distancia na fronte ou nuca e ainda na coluna.

2.2 – A Vertigem é um sintoma onde há sensação de movimento de rotação ou queda do paciente quando este se encontra parado, confundido com Labirintite. Durante a mastigação os côndilos comprimem de maneira anormal as paredes da cavidade glenóide , podendo haver deslocamento do menisco articular para a porção posterior da cavidade, estes esforços serão transferidos como ondas eletromagnéticas para os ossículos do ouvido, bigorna e martelo, vibrando de modo excessivo a trompa, causando zumbido, diminuição da audição, vertigens e náuseas.

2.3 – Espasmo muscular – é a contração súbita, de repente e involuntária dos músculos, derivada de uma hiperatividade muscular, onde os músculos elevadores da mandíbula, causa o trismo, contratura excessiva e rígida da musculatura mastigotória, o efeito parecido com o da infecção causada pela Toxina butolínica ou simplesmente do Butox, enrijecimento dos músculos mastigadores. No caso do trismo depende de dois fatores:

1º - predisponente

2º - desencadeante.

O predisponente cria condições propícias para que ocorra o desencadeante, em forma de espasmos musculares. Exemplo: paciente com disfunção de ATM, que é submetido a stress ou tensão nervosa por qualquer motivo, ele contrai involuntariamente os músculos mastigadores, que durante o sono vai ocorrer o bruxismo, que se segue por uma hiperatividade muscular intensa, que pode desencadear os espasmos musculares que quando grave, desencadeia o que chamamos de trismo. Podendo ser tratada com a reabilitação neuro oclusal, ou seja, reconstrução da oclusão, balanceio oclusal para reequilíbrio oclusal protético ou através das especialidades Odontológicas: Ortopedia maxilar, Ortodontia , Prótese e Dentística.

Alfredo Santos

Pós graduado em: Ortodontia e Ortopedia Maxilar

Universidade Camilo Castelo Branco (SP- 1995).

Pós Graduado em: OCLUSÃO.

Post Graduate training course in the pinciples of Neuromuscular Oclusal,

Diagnosis and tratament.

MYO-TRONICS EDUCATIONAL INSTITUT – U.S.A. – 1997.

Nenhum comentário:

Pesquisar postagens neste blog