FACULDADE FEDERAL DE ODONTOLOGIA DE DIAMANTINA
FAFEOD
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ODONTOPEDIATRIA
RESTAURAÇÕES INDIRETAS : TRATAMENTO ALTERNATIVO EM ODONTOPEDIATRIA
Márcio Oliveira LARA
Pós- Graduando em Odontopediatria – FAFEOD
César Alexandre Barroso MACIEL
Pós- Graduando em Odontopediatria – FAFEOD
DESCRIÇÃO DE UM CASO CLÍNICO :
Paciente do sexo masculino, W.H.S.G.,2 anos e 11 meses de idade, moreno, foi trazido pelos pais à Clínica do Curso de Especialização em Odontopediatria da FAFEOD com o intuito de tratamento odontológico. Quando do exame clínico, observou-se um quadro característico de cárie de mamadeira, com grandes destruições coronárias nos dentes anteriores superiores. Realizada a anamnese, constatou-se que a dieta adotada pelo paciente era rica em carboidratos, bem como era alta a ingestão e frequência de açúcares, na forma de doces ,balas e demais alimentos cariogênicos.
Traçado o plano de tratamento, as primeiras medidas adotadas consistiram em motivar e educar a criança e os responsáveis no tocante à saúde bucal, quanto aos hábitos de higiene e alimentação, enfatizando a mudança dos mesmos, para se alcançar uma saúde bucal e geral adequadas. Foi dado aos pais um questionário de frequência de ingestão de alimentos, para que os mesmos acompanhasse a dieta da criança durante uma semana. Com relação às medidas curativas, após a abordagem psicológica, a primeira etapa consistiu da adequação do meio bucal com cimento de óxido de zinco / eugenol e em seguida restaurações de amálgama em dentes posteriores, além da escovação supervisionada.
Realizados esses procedimentos, partiu-se para a reconstrução dos dentes anteriores superiores, através da técnica de restaurações indiretas com resina composta nos elementos 51,52, 62 e 63.
Numa fase clínica inicial , foi feito pulpotomia no elemento 51 e os demais dentes estavam com vitalidade pulpar apesar das grandes destruições coronárias. Após, foi feito núcleo de preenchimento com resina composta fotopolimerizável
nos elementos 51,52 e 62. O elemento 61 não estava presente , devido perda precoce por trauma. O elemento 63 foi preparado como núcleo para servir de
suporte para os outros dentes. Confeccionados os núcleos de preenchimento, realizou-se a moldagem dos arcos superior e inferiores anteriores com silicona de condensação e confeccionou as provisórias.
Numa etapa laboratorial, obteve-se os modelos em gesso pedra especial. Delimitou-se as áreas a serem reconstruídas, e sem qualquer isolamento no modelo, iniciou-se a colocação da resina composta fotopolimerizável ( Charisma ) em camadas de aproximadamente 2mm de espessura, seguida da fotopolimerização por 40 segundos, até a obtenção completa da restauração. Deu-se o acabamento e escultura iniciais.
Realizados estes passos, passou-se à prova das restaurações indiretas e os ajustes. Em seguida, fez –se profilaxia com pasta profilática e água com escovas Robinson dos remanescentes dentários e dos núcleos de preenchimento. Realizou-se o condicionamento ácido dos elementos 51, 52, 62 e 63 e das peças em resina composta por 15 segundos, lavagem e secagem, aplicação e fotopolimerização do adesivo monocomponente ( Primer & Bond 2.1), de acordo com as instruções do fabricante.
No passo final realizou-se a cimentação das restaurações indiretas com a própria resina composta. Procedeu-se a remoção dos excessos, ajuste oclusal, acabamento e polimento. Foi feita uma coroa para o elemento 61 que sofrera perda precoce.
O objetivo desse tratamento restaurador teve por finalidade restabelecer e estabilizar a dimensão oclusal.
Dentre as vantagens do método aplicado alternativo destacamos: baixo custo, fácil aplicacão, menor tempo clínico e estético.
A utilização da resina composta através da técnica indireta revela-se eficiente na restauração de dentes decíduos com grandes destruições coronárias que sejam para anteriores como no caso descrito, como para dentes decíduos posteriores como tratamento alternativo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário