Consultório Odontológico _ Contato

Consultório Odontológico _ Contato
Clínica Geral/Odontopediatria__Telefax: (33) 3755-1526 Skype: cdmarciolara
Caso tenha alguma dúvida ou queira conversar conosco on-line, chame-nos pelo Skype ou MSN Messenger(clique abaixo) !!!

Site consultório: www.odontologialara.com.br






Google
20 ANOS DEDICADOS À ODONTOLOGIA
A SUA SAÚDE EM NOSSAS MÃOS!
INVISTA EM VOCÊ, SEU SORRISO MERECE!
MARQUE JÁ A SUA CONSULTA:
(33)3755-1526

Windows Live Messenger

sábado, 15 de março de 2008

Odontologia _ RESTAURAÇÕES INDIRETAS : TRATAMENTO ALTERNATIVO EM ODONTOPEDIATRIA_Odontopediatria

FACULDADE FEDERAL DE ODONTOLOGIA DE DIAMANTINA

FAFEOD

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ODONTOPEDIATRIA

RESTAURAÇÕES INDIRETAS : TRATAMENTO ALTERNATIVO EM ODONTOPEDIATRIA

Márcio Oliveira LARA

Pós- Graduando em Odontopediatria – FAFEOD

César Alexandre Barroso MACIEL

Pós- Graduando em Odontopediatria – FAFEOD

DESCRIÇÃO DE UM CASO CLÍNICO :

Paciente do sexo masculino, W.H.S.G.,2 anos e 11 meses de idade, moreno, foi trazido pelos pais à Clínica do Curso de Especialização em Odontopediatria da FAFEOD com o intuito de tratamento odontológico. Quando do exame clínico, observou-se um quadro característico de cárie de mamadeira, com grandes destruições coronárias nos dentes anteriores superiores. Realizada a anamnese, constatou-se que a dieta adotada pelo paciente era rica em carboidratos, bem como era alta a ingestão e frequência de açúcares, na forma de doces ,balas e demais alimentos cariogênicos.

Traçado o plano de tratamento, as primeiras medidas adotadas consistiram em motivar e educar a criança e os responsáveis no tocante à saúde bucal, quanto aos hábitos de higiene e alimentação, enfatizando a mudança dos mesmos, para se alcançar uma saúde bucal e geral adequadas. Foi dado aos pais um questionário de frequência de ingestão de alimentos, para que os mesmos acompanhasse a dieta da criança durante uma semana. Com relação às medidas curativas, após a abordagem psicológica, a primeira etapa consistiu da adequação do meio bucal com cimento de óxido de zinco / eugenol e em seguida restaurações de amálgama em dentes posteriores, além da escovação supervisionada.

Realizados esses procedimentos, partiu-se para a reconstrução dos dentes anteriores superiores, através da técnica de restaurações indiretas com resina composta nos elementos 51,52, 62 e 63.

Numa fase clínica inicial , foi feito pulpotomia no elemento 51 e os demais dentes estavam com vitalidade pulpar apesar das grandes destruições coronárias. Após, foi feito núcleo de preenchimento com resina composta fotopolimerizável

nos elementos 51,52 e 62. O elemento 61 não estava presente , devido perda precoce por trauma. O elemento 63 foi preparado como núcleo para servir de

suporte para os outros dentes. Confeccionados os núcleos de preenchimento, realizou-se a moldagem dos arcos superior e inferiores anteriores com silicona de condensação e confeccionou as provisórias.

Numa etapa laboratorial, obteve-se os modelos em gesso pedra especial. Delimitou-se as áreas a serem reconstruídas, e sem qualquer isolamento no modelo, iniciou-se a colocação da resina composta fotopolimerizável ( Charisma ) em camadas de aproximadamente 2mm de espessura, seguida da fotopolimerização por 40 segundos, até a obtenção completa da restauração. Deu-se o acabamento e escultura iniciais.

Realizados estes passos, passou-se à prova das restaurações indiretas e os ajustes. Em seguida, fez –se profilaxia com pasta profilática e água com escovas Robinson dos remanescentes dentários e dos núcleos de preenchimento. Realizou-se o condicionamento ácido dos elementos 51, 52, 62 e 63 e das peças em resina composta por 15 segundos, lavagem e secagem, aplicação e fotopolimerização do adesivo monocomponente ( Primer & Bond 2.1), de acordo com as instruções do fabricante.

No passo final realizou-se a cimentação das restaurações indiretas com a própria resina composta. Procedeu-se a remoção dos excessos, ajuste oclusal, acabamento e polimento. Foi feita uma coroa para o elemento 61 que sofrera perda precoce.

O objetivo desse tratamento restaurador teve por finalidade restabelecer e estabilizar a dimensão oclusal.

Dentre as vantagens do método aplicado alternativo destacamos: baixo custo, fácil aplicacão, menor tempo clínico e estético.

A utilização da resina composta através da técnica indireta revela-se eficiente na restauração de dentes decíduos com grandes destruições coronárias que sejam para anteriores como no caso descrito, como para dentes decíduos posteriores como tratamento alternativo.

Nenhum comentário:

Pesquisar postagens neste blog