Consultório Odontológico _ Contato

Consultório Odontológico _ Contato
Clínica Geral/Odontopediatria__Telefax: (33) 3755-1526 Skype: cdmarciolara
Caso tenha alguma dúvida ou queira conversar conosco on-line, chame-nos pelo Skype ou MSN Messenger(clique abaixo) !!!

Site consultório: www.odontologialara.com.br






Google
20 ANOS DEDICADOS À ODONTOLOGIA
A SUA SAÚDE EM NOSSAS MÃOS!
INVISTA EM VOCÊ, SEU SORRISO MERECE!
MARQUE JÁ A SUA CONSULTA:
(33)3755-1526

Windows Live Messenger

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Dicas: A importância de manter os músculos saudáveis


















A importância de manter os músculos saudáveis

Bem… está na hora de provar algo… flexione o seu braço direito…

Em média o seu braço deve ter cerca de 3 quilos de músculo. Representa cerca de 10% dos músculos do seu corpo…

E se esse músculo deixasse de existir, e passasse a existir só uma massa de pele e gordura a cobrir os seus ossos, em vez dos seus músculos? Estes 3 quilos de músculo são a quantidade que um homem perde entre os 25 e os 50 anos, passando para 6 quilos quando se chega aos 60 anos. A partir dos 50 um homem perde cerca de 1% do seu peso em músculo todos os anos até ao fim da sua vida, se não fizer nada para mudar isso!

O desgaste natural do músculo que ocorre com o passar da idade, tende a enfraquecer articulações, enfraquecendo a postura, aumentado o risco de desenvolver diabetes, e outras doenças. Não há razão alguma para não manter músculos saudáveis e um corpo saudável até ao fim da vida! Só tem de usar a técnica mais eficaz de todas, o treino de resistência!

É bom para ao cérebro

Quando se levantam pesos com regularidade treina-se o corpo não só fisicamente, mas também mentalmente; fazer um esforço para manter os músculos em forma, habitua o cérebro a preparar-se para dar conta do esforço exigido. Isto significa uma vida longa e mais saudável. Mesmo que não se importe em ter um bíceps ou um corpo escultural existem muitas razoes para treinar os músculos do seu corpo. Os homens que treinam os seus músculos com regularidade pelo menos 2 vezes por semana aumentam a pressão sanguínea, suficiente para reduzir um ataque cardíaco pelo menos em 40%.

Fortalece os ossos

À medida que se envelhece, perde-se massa óssea, aumentando o risco de sofrer fracturas debilitantes, como fracturas da anca ou das vértebras, fracturas essas que podem levar a uma vida muito limitada. Quando se perde massa óssea na coluna vertebral, pode ficar-se com uma postura menos correcta, a coluna vertebral começa a curvar tomando a forma de um C: os ombros descaem e cabeça curva para o chão.

Fica mais elegante

Por cada quilo de músculo que um homem perde, ganha um quilo de gordura. Ou seja, os 5 quilos de músculo que irá perder aos 50 serão substituídos por 5 quilos de gordura. Não só essa gordura faz com que se sinta mais inchado e flácido, como terá de aumentar o número das suas calças, mesmo que a balança continue a mostrar o mesmo peso. Saiba que 1 kg de gordura ocupa mais 18% de espaço no seu corpo que um kg de músculo. Se mantiver os seus músculos, livra-se da gordura, sentindo-se mais elegante.

Ganha flexibilidade

Fazer exercício combinado com levantamento de pesos aumenta a flexibilidade, algo de extrema importância para as articulações e para a estrutura óssea. Entre as idades dos 30 e dos 70, a flexibilidade decresce de 20 a 50%, tornando mais difícil as suas articulações movimentarem-se sem grandes esforços. Por exemplo, se não conseguir dobrar-se e chegar com as mãos ao chão sem grande esforço, a probabilidade de vir a sofrer de problemas relacionados com as ancas e joelhos é muito elevada.

Diminui os riscos associados com o que ingere

Cada vez que ingere alimentos como pão branco, batatas, arroz (não integral), estes alimentos aumentam dramaticamente o nível de insulina – uma hormona que mantém o nível de açúcar do sangue normal. Este tipo de alimentos muito processados e sem fibras são essencialmente os maus carboidratos que se podem tornar num problema. Elevados níveis de insulina aumentam o risco de diabetes e de doenças do coração. Um homem que adicione – pelo menos 2 vezes por semana – levantamento de pesos à sua actividade aeróbia, diminui os seus níveis de insulina no mínimo em 25% depois de ingerir uma refeição rica em maus carboidratos.

Aumenta a agilidade e a força

Não é só à quantidade de músculo que se perde, que se deve estar atento, mas também à qualidade. Pesquisas mostram que o processo de envelhecimento reduz as fibras de contracção rápida dos músculos em 50%, e diminui o tamanho das fibras de contracção lenta dos músculos em 25%. Estes números são significantes porque as suas fibras de contracção rápida são os músculos responsáveis por gerar força, são os músculos que o ajudam a sair rapidamente da cadeira onde se senta.

Aumenta o seu metabolismo

O seu corpo necessita de energia para digerir os alimentos que ingere. Portanto todas as vezes que come, consome algumas calorias, cerca de 15 a 20%. Pesquisas feitas revelaram que irá gastar mais 73% de calorias quando comer depois de fazer um treino com pesos. Para além disso está comprovado que um homem que faça exercício aeróbio com combinação de pesos, 3 vezes por semana, queima uma média de 9% mais calorias por dia. Esta percentagem é o suficiente para perder 13 quilos num ano sem fazer qualquer mudança na sua dieta.

Melhora o seu estado de espírito

Homens com mais idade que fazem um treino com pesos pelo menos três vezes por semana, aumentam a saúde do seu estado mental: um homem fica mais relaxado, menos confuso, aumenta o humor, enfim sente-se melhor consigo, logo mais feliz.

Fonte: Site Cromossoma Y

Nenhum comentário:

Pesquisar postagens neste blog