ODONTOLOGIA
O QUE É O AUTO-EXAME DA BOCA?
É um exame simples, realizado pelo próprio indivíduo, diante de um espelho em um local bem iluminado. Sua finalidade é identificar lesões precursoras do câncer de boca e qualquer outra lesão bucal. Através desse exame identificam-se alterações de cor e de forma na mucosa bucal, que, no início de sua evolução, costumam não apresentar sintomas ou desconforto e são importantes no diagnóstico precoce de doenças.
COMO FAZER O AUTO-EXAME DA BOCA?
1. De frente para o espelho, observe a pele do rosto e pescoço. Verifique se encontra algum sinal que você não tenha visto antes. Examine o pescoço. Compare os lados direito e esquerdo e veja se há diferenças entre eles. Depois, apalpe o lado esquerdo do pescoço com a mão direita. Repita o procedimento para o lado direito, apalpando com a mão esquerda. Veja se existem caroços ou áreas endurecidas.
2. Puxe, com os dedos, o lábio inferior para baixo, expondo sua parte interna, em seguida apalpe todo o lábio.
3. Com a ponta do dedo indicador afaste a bochecha para examinar sua parte interna. Faça isso dos dois lados.
4. Com a ponta do dedo indicador, percorra toda a gengiva superior e inferior em busca de sinais ou caroços.
|
5. Introduza o dedo indicador por baixo da língua e o polegar por baixo do queixo e procure apalpar todo o assoalho da boca.
|
6. Incline a cabeça para trás e, abrindo a boca o máximo possível, olhe atentamente o palato (céu da boca). Apalpe-o com o dedo indicador. Em seguida diga ã,ã, á... e observe o fundo da garganta.
|
7. Ponha a língua para fora e observe a parte de cima. Olhe novamente com a língua levantada até o palato.
|
8. Puxando a língua para a esquerda, observe o lado esquerdo da mesma. Repita o procedimento para o lado direito. Estique a língua para fora, segurando-a com um pedaço de gaze ou pano e apalpe em toda a sua extensão com os dedos indicador e polegar da outra mão.
|
9. Introduza o polegar por debaixo do queixo e apalpe suavemente todo o seu contorno inferior.
Este exame deve ser realizado regularmente, mas não precisa ser feito todo os dias.
Como descrito inicialmente, a saúde bucal está além de dentes bonitos e gengivas sadias.É importante que cada pessoa individualmente participe ativamente na manutenção de sua saúde. Se você conhece, você suspeita, se você suspeita, você procura tratamento mais rápido e então nós juntos podemos prevenir e/ou identificar e tratar precocemente. Tenha consciência de que você é o responsável pela manutenção de sua saúde.
(Fonte: Ministério da Saúde )
Nenhum comentário:
Postar um comentário