Consultório Odontológico _ Contato

Consultório Odontológico _ Contato
Clínica Geral/Odontopediatria__Telefax: (33) 3755-1526 Skype: cdmarciolara
Caso tenha alguma dúvida ou queira conversar conosco on-line, chame-nos pelo Skype ou MSN Messenger(clique abaixo) !!!

Site consultório: www.odontologialara.com.br






Meu status
Google
20 ANOS DEDICADOS À ODONTOLOGIA
A SUA SAÚDE EM NOSSAS MÃOS!
INVISTA EM VOCÊ, SEU SORRISO MERECE!
MARQUE JÁ A SUA CONSULTA:
(33)3755-1526

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Odontologia: Erosão Ácida

Erosão Ácida: doença odontológica do século

O século XXI também será lembrado pela a Erosão Ácida, uma doença que afeta a sensibilidade e o formato dos dentes, causada pelo excesso de acidez na alimentação. A informação é da cirurgiã dentista, Roseane Borges de Lima, do Centro de Excelência em Reabilitação e Estética Oral (CIR).

Segundo ela, a doença já é considerada um dos maus do século XXI e sua principal característica é o desgaste dos dentes, o que está diretamente ligado aos atuais hábitos de consumo como bebidas e alimentos ácidos ingeridos cada vez mais em excesso.

"Esses produtos retiram minerais e amolecem a superfície dos dentes, o que pode causar a deterioração dental", afirma Dra. Roseane Borges de Lima. Segundo ela, na medida em que progride, a erosão ácida causa hipersensibilidade, perda de forma e de cor nos dentes.

"Sem saber que possuem o problema, as pessoas não procuram tratamento, tampouco sabem como prevenir o problema. A erosão ácida é cada vez mais comum entre os jovens", alerta a especialista do CIR.

A prevenção, de acordo com ele, passa pelo controle da alimentação e pela correta higienização dos dentes. Entre os alimentos e bebidas que devem ser consumidos com moderação, Dra. Roseane Borges cita as frutas cítricas, sucos, refrigerantes e vinhos, que possuem PH abaixo de sete (veja lista).

“O ácido enfraquece temporariamente a superfície do esmalte. Com a escovação, o dente acaba se desgastando. Nesses casos, é importante usar escovas suaves, além de cremes dentais pouco abrasivos, com pouca acidez e com boa disponibilidade de flúor”, orienta a dentista.

Se a erosão ácida já foi diagnosticada, Dra. Roseane Borges , explica que para devolver ao dente a forma perdida, podem ser usadas resinas fotopolimerizadas. "Recupera-se a textura, o brilho e o formato do dente, mas dependendo do caso, a correção é feita em uma única consulta", afirma a dentista lembrando que com o tratamento, o dente volta a ter o esmalte que protege a dentina, camada que prolonga os nervos da região bucal.

Fonte: OdontoBrasil.net

Nenhum comentário:

Pesquisar postagens neste blog