Consultório Odontológico _ Contato

Consultório Odontológico _ Contato
Clínica Geral/Odontopediatria__Telefax: (33) 3755-1526 Skype: cdmarciolara
Caso tenha alguma dúvida ou queira conversar conosco on-line, chame-nos pelo Skype ou MSN Messenger(clique abaixo) !!!

Site consultório: www.odontologialara.com.br






Meu status
Google
20 ANOS DEDICADOS À ODONTOLOGIA
A SUA SAÚDE EM NOSSAS MÃOS!
INVISTA EM VOCÊ, SEU SORRISO MERECE!
MARQUE JÁ A SUA CONSULTA:
(33)3755-1526

domingo, 31 de maio de 2009

Primeiros socorros em crianças

Primeiros Socorros
Acidentes podem acontecer na hora em que menos esperamos. Por isso tenha sempre em casa um estojo de primeiros socorros para os casos de emergência. O estojo deve conter pelo menos, esse material básico:

creme anti-séptico
pomada contra queimaduras e picadas de insetos
anti térmico para adulto e infantil
mercúrio ou mertiolate
gaze, esparadrapo, algodão e ataduras
curativos adesivos tipo band-aid
pinças e tesoura
bolsa de gelo e de água quente
água oxigenada

Os acidentes mais comuns:


CORTES E ARRANHÕES - Ferimentos pequenos devem ser lavados com água morna ou oxigenada e depois desinfetados com mercúrio-cromo ou mertiolate. Depois proteja o ferimento utilizando-se de atadura,gaze ou esparadrapo. Certifique-se de que o objeto cortante não esteja sujo ou enferrujado. Neste caso, haverá necessidade de aplicar a vacina antitetânica. Para extrair espinhos ou lascas use uma agulha ou pinça desinfetada no fogo e depois aplique iodo ou álcool no lugar ferido.


HEMORRAGIAS NO NARIZ - Um dos problemas mais comuns, quando se toma muito sol. Em hemorragia de nariz, não se deve colocar a cabeça para trás porque a vítima pode aspirar o sangue, levando à uma pneumonia. A cabeça deve ser inclinada para frente, e o nariz deve ser pinçado com o polegar e indicador para tentar estancar o sangue (tamponamento).


TORCEDURAS - Mantenha a parte afetada erguida e aplique bolsa de gelo ou água fria. Quando o inchaço tiver desaparecido, use toalhas quentes no local para aliviar a dor.


PICADAS DE INSETOS - Na falta de pomada específica, álcool ou aguardente ajudam quando friccionados no local atingido. É bom espremer antes o lugar da picada para retirar o líquido injetado ou ferrão dos insetos. Se o local inchar, você pode colocar compressas de água e vinagre (três colheres de sopa de vinagre para um litro de água).


Para tirar bichos-do-pé use uma agulha desinfetada no fogo. Depois passe um pouco de tintura de iodo ou um antimicótico. Os carrapatos se soltam sozinhos por inteiro aplicando uma gota de iodo ou manteiga. O iodo também é utilizado para repelir os acarinos (transmissores da sarna) e os piolhos.


INTOXICAÇÃO E ENVENENAMENTO - A primeira medida no caso de envenenamento é provocar vômito. Isso só não deve ser feito se o doente estiver inconsciente ou se a intoxicação for provocada por produtos derivados do petróleo. Neste caso procure logo um hospital. Em todos os casos de envenenamento e intoxicação deve-se procurar um pronto socorro levando as seguintes informações:

O que foi ingerido
A quantidade ingerida. No caso de remédios, tente descobrir quantos comprimidos foram engolidos.
Quando ocorreu a ingestão
Se puder transportar a vítima ao hospital ou ao médico, leve consigo os frascos do produto envolvido.



MORDIDAS DE ANIMAIS - Mordida de um animal como o cão , gato ou cavalo deve-se buscar ajuda médica, pois a maioria desses ferimentos pode infeccionar quando não tratada rapidamente. A pessoa mordida pode necessitar de uma injeção antitetânica ou levar pontos. Algumas mordidas podem exigir que a vítima tome injeções anti-rábicas.

QUEIMADURAS - Elas podem se causadas por calor seco (fogo) ou por calor úmido (vapor, líquidos quentes), eletricidade ou produtos químicos corrosivos. A área atingida deve ser resfriada ou colocando-a sob uma torneira aberta. Não aplique de modo algum qualquer pomada ou creme, nem fure bolhas que possam se formar na pele.

Procure urgente ajuda médica se a queimadura afetar uma área extensa, se a pele estiver aberta, muito cheia de bolhas ou carbonizada, ou se a vítima sofrer dores fortes. Mesmo pequenas queimaduras podem causar cicatrizes no rosto e nas mãos, por isso você deve procurar sem demora auxílio médico.


Em casos de choque elétrico, consulte um médico, mesmo que só haja queimaduras leves.

Normalmente, a temperatura do corpo é constante, por volta dos 37ºC. Durante exposição prolongada ao frio, o corpo pode perder mais calor do que pode produzir; logo, a temperatura cai. Isto é chamado de hipotermia. A hipotermia exige cuidados médicos urgentes, mas antes você deve abrigar a vítima do frio, isolando-a do chão se estiver no ar livre. Dentro de casa, remova quaisquer roupas molhadas e troque-as por roupas quentes e secas ou agasalhe a vítima com cobertores.


Se ela estiver consciente, dê-lhe goles de bebida quente e doce, não alcoólica. Não a coloque em água morna nem ponha bolsas de água quente ou cobertores elétricos.


Evite acidentes domésticos .

Lúcia Helena Salvetti De Cicco
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe Saúde e Vida On Line

Nenhum comentário:

Pesquisar postagens neste blog