Consultório Odontológico _ Contato

Consultório Odontológico _ Contato
Clínica Geral/Odontopediatria__Telefax: (33) 3755-1526 Skype: cdmarciolara
Caso tenha alguma dúvida ou queira conversar conosco on-line, chame-nos pelo Skype ou MSN Messenger(clique abaixo) !!!

Site consultório: www.odontologialara.com.br






Google
20 ANOS DEDICADOS À ODONTOLOGIA
A SUA SAÚDE EM NOSSAS MÃOS!
INVISTA EM VOCÊ, SEU SORRISO MERECE!
MARQUE JÁ A SUA CONSULTA:
(33)3755-1526

Windows Live Messenger

domingo, 31 de maio de 2009

Artigo: CHÁ - CAFÉ E CHOCOLATE, FUMO, E OUTRAS DEPENDÊNCIAS

CHÁ - CAFÉ E CHOCOLATE, FUMO, E OUTRAS DEPENDÊNCIAS


Existem três substâncias naturais, de origem vegetal, que têm em comum um princípio ativo único, quimicamente denominado: Di ou Tri -Metil-Xantina. Dessa substância química existem três isômeros, os quais são denominados:


1 - Teofilina , aquele encontrado no chá e caracterizado como: isômero 1-3 di metil xantina;
2 - Aquele contido no café e conhecido como Cafeina é o isômero 1-3-7 tri- metil xantina.
3 - Aquele contido no chocolate e chamado de Teobromina: isômero 3 - 7 di-metil xantina.

Suas propriedades farmacológicas, ou sejam, seus efeitos no organismo quando ingeridos ou injetados, são também similares, apenas diferindo em seus respectivos graus, porém todas as três são: EXCITANTES DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL, VASO DILATADORAS E DIURÉTICAS.

Das três, tem maior grau de excitação sobre o Sistema Nervoso Central o Café, contido na planta conhecida por todos nós Brasileiro como cafeeiro e em Botânica denominada: Coffea arabica L. Delas, tem maior grau vaso dilatador o Chocolate que está contido na planta conhecida como cacaueiro - planta perene, arbórea, dicotiledônea, pertencente à família Sterculiaceae e ao gênero Theobroma; Por fim, tem maior grau de ação diurética o chá, cujo princípio ativo a Teofilina, está contido na planta arbustiva, em Botânica denominada Camellia sinensis, relacionado com as camélias ornamentais da família Theaceae, cultivado nas colinas tropicais.

Daquilo que antes foi afirmado, conclui-se que todas as três substâncias tem ação sobre o Sistema Nervoso Central, apenas sendo diverso esse grau, e característico para cada uma delas, e sendo precisamente essa a ação que confere aos consumidores dessas três substâncias a possibilidade de DEPENDÊNCIA PSÍQUICA , e NÃO FÍSICA SOMÁTICA.

Pela explicação anterior, deve-se ter intuído que as três substâncias portanto, podem e efetivamente causam VÍCIO, ou seja DEPENDÊNCIA, termos que são sinônimos.

Existem e são facilmente identificados os viciados no consumo de café (como nós Brasileiros), ou viciados em Chá como em geral o são os Ingleses) e viciados em Chocolate, como somos todos nós, principalmente agora nesta época do ano devido a Páscoa e ao Inverno, quando este consumo aumenta.

E já que falamos em Vício (Dependência), porque não falarmos na Maconha (Haxixe), e também, porque não, no Cigarro (Nicotina), já que muitas vezes para querer justificar a maconha (se é que é possível justifica-la), ela é comparada em seus malefícios àqueles causados pela Nicotina. Ambos, quer Maconha, quer Cigarro (e seus derivados, como Charutos, cigarrilhas ou cachimbos , enfim qualquer de suas variedades feitos com folhas de Fumo, são todos maléficos à saúde. Malefícios esses que são proporcionais à droga considerada , assim como à quantidade fumada por cada usuário viciado, e lógico: como também às condições físicas desse mesmo usuário.

Um aspecto pitoresco, se é que podemos chama-lo assim, é o que ocorre com os fumantes de cigarros ou charutos feitos com folhas de Fumo!!

Tal seja, além do vício em si, ou dele decorrente pelo fato do mesmo estar ainda liberado para consumo (embora haja já no mundo, e nos Estados Unidos em particular, campanha para torna-lo proibido), repito, o aspecto pitoresco é o fato facilmente observável por qualquer um de nós , é o malabarismo que o fumante executa com o cigarro, ou o charuto, durante o ato de fumar...; Desde o momento em que simplesmente tira-o do maço ou da cigarreira, batendo-o de encontro da cigarreira ou de seu respectivo maço; No ato de acende-lo e até no ato de aspirar e em seguida expirar sua fumaça, após a mesma ser tragada. Tais atos malabarísticos, que podem ser classificados como teatrais, e que variam de fumante para fumante, são o que fazem supor ser o vício do cigarro (Tabaco), causador de Dependência Física, quando efetivamente esses atos do fumante nada mais servem senão para chamar a atenção para ele próprio fumante , não inerentes ao cigarro, porém conseqüentes da personalidade do próprio fumante. Tais malabarismos é que conferem ao vício de fumar sua utilização em sociedade, pela teatralidade do ato.

Outra substância que também causa dependência é a Maconha, também chamada por Marijuana ou Marihuana nos países de língua espanhola, contida na planta denominada cânhamo, em Botânica denominada Cannabis sativa.

Continuo convicto, caso haja consenso para a liberação do tráfico da Maconha, com o pretexto de que com isso diminua seu uso, o que deverá ocorrer, é justamente o contrário, ou seja, aumento do número de seus usuários, e daí, os malefícios hoje sabidamente causados pela Nicotina contida nos cigarros e charutos feitos com folhas de fumo, se estendam também aos usuários da Maconha de forma mais intensa.

Com a liberação do uso de bebidas alcóolicas no mundo em geral , mesmo com restrição de seu uso para pessoas menores de idade, ocorre o que se vê hoje: Aumento crescente de alcoólatras, aumento de acidentes de trânsito causados por motoristas alcoolizados, aumento da criminalidade causada por indivíduos que se excederam na bebida, e um número crescente de conseqüências de sua liberação de uso e da liberação de seu tráfico.

Não desejo que pensem que ser eu, pessoalmente, uma pessoa sem vícios... Tenho-os também, como todos nós que somos humanos, porém, aqueles que infelizmente possuo, tenho-os controlados, tais como de beber um bom vinho moderadamente, beber e comer derivados de chocolate, beber também chá, enfim, os vícios menores, daquelas substâncias que embora causadoras de dependências, usadas com moderação não causam ou causam efeitos nocivos leves, facilmente reparados pelo próprio organismo sadio e bem nutrido.
Agora com respeito às demais drogas, inclusive com respeito a MACONHA, COCAÍNA E SUAS CONGÊNERES, acho-as todas DROGAS A SEREM PROSCRITAS E COMBATIDAS, TANTO EM SEU TRÁFICO QUANTO COM RESPEITO A SEUS USUÁRIOS.

Não são unicamente os usuários de drogas os prejudicados com seu uso, mas principalmente suas famílias, a sociedade como um todo, além do próprio País serem os maiores prejudicados, cabendo portanto aos poderes constituídos do governo, as medidas de vigilância e combate.

Se você deseja morrer brevemente, continue fumando, quer maconha, quer cigarro, é um direito (direito ?) que você tem; Porém se sua intenção é de suicídio, existem meios mais rápidos e eficientes...

Dr. Carmello Liberato Thadei
Médico Veterinário
CRMV-SP-0442.

Nenhum comentário:

Pesquisar postagens neste blog