Consultório Odontológico _ Contato

Consultório Odontológico _ Contato
Clínica Geral/Odontopediatria__Telefax: (33) 3755-1526 Skype: cdmarciolara
Caso tenha alguma dúvida ou queira conversar conosco on-line, chame-nos pelo Skype ou MSN Messenger(clique abaixo) !!!

Site consultório: www.odontologialara.com.br






Meu status
Google
20 ANOS DEDICADOS À ODONTOLOGIA
A SUA SAÚDE EM NOSSAS MÃOS!
INVISTA EM VOCÊ, SEU SORRISO MERECE!
MARQUE JÁ A SUA CONSULTA:
(33)3755-1526

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

A dieta do Grupo Sanguíneo

A dieta do tipo sanguíneo foi desenvolvida pelo americano Peter J. D'Adamo, que a popularizou através do livro A Dieta do seu Tipo Sanguíneo. Essa dieta prega que deve-se ter uma alimentação diferenciada para cada tipo de sangue. Ela baseia-se na teoria de que o tipo sanguíneo determina funções digestivas, estruturas imunológicas e que alguns alimentos podem causar emagrecimento ou aumento de peso. Desta forma, se a pessoa seguisse uma dieta correta para o seu tipo de sangue ela emagreceria, ficaria mais saudável e ainda evitaria várias doenças.

O livro "eat right for your type" (a dieta do tipo sangüíneo) é um grande sucesso de vendas mundial e gerou uma indústria rentável, não só com a venda de livros, mas também de outros produtos e suplementos alimentares elaborados especificamente para cada grupo de sangue. Na mesma escala de seu sucesso a dieta do tipo sangüíneo gerou controvérsias e acusações de ser pseudo-ciência nociva. Além de médicos e biólogos apresentarem discordância quanto à teoria por trás da dieta do tipo sangüíneo, nutricionistas declaram preocupação pelo fato dela restringir grupos alimentares para determinados tipos de sangue, tornando a alimentação desequilibrada. Apesar disso, a dieta do tipo sangüíneo pode apresentar resultados práticos de perda de peso para muitas pessoas devido à limitação de alguns grupos de alimentos.

Segundo a dieta do tipo sanguíneo, pessoas de sangue O seriam "caçadoras carnívoras", com aparelho digestivo forte, sistema imunológico superativo e requerem metabolismo eficiente para permanecerem magros. Já indivíduos de sangue A seriam vegetarianos dóceis, e os de sangue grupo B seriam onívoros.

Pela classificação da dieta do tipo sangüíneo, as pessoas deveriam ter as seguintes condutas alimentares de acordo com seu tipo de sangue:Sangue tipo O: pessoas desse tipo sangüíneo, o mais antigo, deveriam comer carne quase todos os dias para saciar suas necessidades de caçador. Os que têm tipo O também deveriam evitar a maioria dos grãos uma vez que a agricultura não existia quando esse tipo de sangue originou-se.Sangue tipo A: esse tipo sangüíneo apareceu depois do desenvolvimento da agricultura, então deveriam comer principalmente vegetais.Sangue tipo B: tipo de sangue que surgiu depois que os seres humanos migraram para lugares variados do planeta. Desta forma, as pessoas desse tipo sangüíneo deveriam ter uma dieta mais variada.Sangue tipo AB: é o tipo sangüíneo mais novo, que reúne características dos sangues A e B.

A dieta do tipo sangüíneo é polêmica e recebe críticas de nutricionistas e médicos que afirmam não haver comprovação científica da relação entre o tipo de sangue e dieta ideal. Apesar do elaborador da dieta do tipo sanguíneo alegar ter reunido mais de 1.000 artigos científicos relacionando os tipos de sangue com nutrição, doenças e bioquímica, não há nenhum estudo científico controlado que comprove sua teoria. Os biólogos e médicos afirmam que o tipo de sangue não tem grande influência na química do organismo ou digestão. Além disso, curiosamente a dieta do tipo sanguíneo praticamente não leva em consideração o fator sangüíneo RH.

Fonte: http://www.copacabanarunners.net/dieta-tipo-sanguineo.html

Nenhum comentário:

Pesquisar postagens neste blog