Consultório Odontológico _ Contato

Consultório Odontológico _ Contato
Clínica Geral/Odontopediatria__Telefax: (33) 3755-1526 Skype: cdmarciolara
Caso tenha alguma dúvida ou queira conversar conosco on-line, chame-nos pelo Skype ou MSN Messenger(clique abaixo) !!!

Site consultório: www.odontologialara.com.br






Meu status
Google
20 ANOS DEDICADOS À ODONTOLOGIA
A SUA SAÚDE EM NOSSAS MÃOS!
INVISTA EM VOCÊ, SEU SORRISO MERECE!
MARQUE JÁ A SUA CONSULTA:
(33)3755-1526

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Artigo : Convivência com fumantes prejudica a saúde de recém-nascidos de muito baixo peso.

Convivência com fumantes prejudica a saúde de recém-nascidos de muito baixo peso
Autora: Megan Rauscher

Os recém-nascidos de muito baixo peso apresentam risco aumentado de doença respiratória nos primeiros 12 meses de vida, e um recente estudo sugere que gatilhos domiciliares, como exposição a cigarros e a pragas domiciliares podem ser parcialmente responsáveis.

Em um estudo com 124 recém-nascidos de muito baixo peso, Dr. Jill S. Halterman, da University Rochester, Nova York, e colaboradores analisaram o impacto na doença respiratória de diferentes exposições no período pós-natal (1 ano após a alta da terapia intensiva neonatal).

Neste estudo, observamos que a doença respiratória foi comum entre recém-nascidos de muito baixo peso no primeiro ano de vida. Na verdade, quase uma em dez crianças já foi diagnosticada com asma em idade precoce.

De acordo com uma publicação na edição de janeiro de Archives of Diseases in Childhood, 47% dos recém-nascidos necessitam de uma ou mais visitas e 11% tiveram que ser hospitalizados por doença respiratória.

Oitenta e dois porcento das crianças foram expostas a pelo menos um gatilho ambiental, e um terço convive com um fumante.

A convivência com uma praga ambiental foi definida como resposta afirmativa à pergunta sobre o uso de exterminadores de pragas ou agentes químicos no último ano.

Na análise multivariada controlada para demografia, peso ao nascimento, displasia broncopulmonar e história familiar de asma ou alergias, tanto conviver com um fumante quanto estar exposto a pestes foram fatores independentemente associados à necessidade de cuidado intensivo para doenças respiratórias, com odds ratio de 2,62 e 4,41, respectivamente.

O autor ressalta a importância do achado que pode melhorar o quadro de saúde dos recém-nascidos e aconselha aos médicos a falar com as famílias sobre os riscos dos fatores responsáveis pela piora dessas crianças.


Arch Dis Child 2009;94:28-32.

Nenhum comentário:

Pesquisar postagens neste blog