Consultório Odontológico _ Contato

Consultório Odontológico _ Contato
Clínica Geral/Odontopediatria__Telefax: (33) 3755-1526 Skype: cdmarciolara
Caso tenha alguma dúvida ou queira conversar conosco on-line, chame-nos pelo Skype ou MSN Messenger(clique abaixo) !!!

Site consultório: www.odontologialara.com.br






Meu status
Google
20 ANOS DEDICADOS À ODONTOLOGIA
A SUA SAÚDE EM NOSSAS MÃOS!
INVISTA EM VOCÊ, SEU SORRISO MERECE!
MARQUE JÁ A SUA CONSULTA:
(33)3755-1526

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Matéria :Pouco sono, saúde em baixa

Pouco sono, saúde em baixa

Além das doenças do coração, conheça outros cinco males associados à privação de sono

1 - Obesidade - Se você não descansa, o organismo carece de substâncias que são justamente produzidas durante o sono. “É o caso da leptina, o hormônio da saciedade”, confirma o pneumologista Geraldo Lorenzi Filho, diretor do Laboratório do Sono do Instituto do Coração, em São Paulo. “O pior é que a privação de sono também aumenta a produção de grelina, substância que tem o efeito oposto da leptina, ou seja, aumenta o apetite – e por carboidratos”, completa a fisioterapeuta Flavia Nerbass, que trabalha no mesmo laboratório, no InCor, também na capital paulista. Aí, a matemática é simples: mais fome e menos saciedade = a quilos extras.

2 - Falhas na memória - É durante o sono REM- aquela fase caracterizada por movimentos rápidos dos olhos e pela ocorrência dos sonhos—que as informações aprendidas durante o dia são processadas e armazenadas. “Trata-se de um período de limpeza do cérebro, fundamental para novas assimilações”, explica a pesquisadora Silke Weber, que estuda a relação entre sono e coração, na Universidade Estadual de São Paulo, em Botucatu, no interior paulista. Por isso mesmo, indivíduos que não dormem direito podem apresentar dificuldade em registrar novas informações.

3 - Diabete - “Estudos mostram que dormir mal por apenas três noites já é o suficiente para deflagrar sinais de resistência à insulina, condição que pode evoluir para diabete”, conta Flávia Nerbass. Uma explicação para isso seria o fato da privação de sono ativar o sistema nervoso simpático, aquele que mantém o corpo todo em alerta. “Então, há liberação de cortisol, hormônio que, em excesso, induz a elevação das taxas de açúcar no sangue”, explica o cardiologista Rodrigo Pavanello, do Hospital do Coração, em São Paulo.

4 - Problemas de crescimento - Criança que dorme mal pode ter problema para se desenvolver. “A maior parte do hormônio do crescimento é secretada nas fases mais profundas do sono. Por isso, quando os pequenos não descansam, seu desenvolvimento fica comprometido”, explica Geraldo Lorenzi Filho.


5- Envelhecimento acelerado- Isso mesmo, dormir pouco acelera o processo de envelhecimento. Em alerta, sem descanso, o corpo fica em estado de estresse. Por isso, aumenta a produção de radicais livres, aquelas moléculas formadas naturalmente no organismo e que degradam as células. “Sem contar que é justamente durante o sono que são produzidas substâncias antioxidantes, responsáveis por combater esses radicais”, completa Lorenzi.

Fonte: Revista Saúde _ Editora Abril

Nenhum comentário:

Pesquisar postagens neste blog