Consultório Odontológico _ Contato

Consultório Odontológico _ Contato
Clínica Geral/Odontopediatria__Telefax: (33) 3755-1526 Skype: cdmarciolara
Caso tenha alguma dúvida ou queira conversar conosco on-line, chame-nos pelo Skype ou MSN Messenger(clique abaixo) !!!

Site consultório: www.odontologialara.com.br






Google
20 ANOS DEDICADOS À ODONTOLOGIA
A SUA SAÚDE EM NOSSAS MÃOS!
INVISTA EM VOCÊ, SEU SORRISO MERECE!
MARQUE JÁ A SUA CONSULTA:
(33)3755-1526

Windows Live Messenger

quarta-feira, 11 de março de 2009

Texto: Bronzeado na medida certa.


Bronzeado na medida certa

Filtros solares com Fator de Proteção Solar (FPS) acima de 15 são todos iguais? Usar camiseta para se proteger do sol está certo ou errado? Por que o filtro deve ser usado mesmo em dias nublados? Essas são só algumas das perguntas que rondam as pessoas na hora de enfrentar o calor. De acordo com especialistas, a exposição ao sol sem proteção pode causar doenças graves de pele e envelhecimento precoce. Ao mesmo tempo, ficar totalmente sem banho de sol não é saudável. Tudo depende da frequência e do tempo da exposição. Apesar da maioria das pessoas usar o filtro solar durante o verão, a melhor proteção solar é a 'barreira mecânica', ou seja, o uso de camisetas, barracas de praias e chapéus. Não é mito dizer que as crianças que vão à praia de roupa estão mais protegidas. Hoje em dia já existem, inclusive, roupas com tecidos tratados, que possuem uma fibra de proteção solar que pode anular de 60% a 70% da radiação. Para esclarecer os mitos e as verdades da proteção solar, o Sua Vida em Dia conversou com o presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Omar Lupi. Confira:

Fator de proteção - “Quanto mais clara for a pele, mais proteção ela precisará. Pessoas de pele clara devem optar por um fator de proteção alto, entre 30 e 60. Uma pessoa de pele morena, deve usar um produto com FPS 15. Já uma pessoa de pele mais escura, negra, precisa usar uma proteção com FPS de no mínimo 8. Os filtros com FPS abaixo desse índice não são recomendados”.

Tipos de filtros - “Como nem todo mundo tem o mesmo tipo de pele, existem filtros em formulações do tipo creme, gel e spray. As formulações em creme costumam ser indicadas para peles normais a secas, pois ajudam a hidratar. Quem tem pele oleosa, pode optar pelas formulações em gel e spray, o que evita o excesso de oleosidade”.

Aplicação - “O ideal é passar o filtro em casa, pelo menos meia hora antes de sair para que ele consiga aderir à pele. Durante o tempo de exposição, as pessoas se banham, suam e perdem aos poucos a proteção, daí a necessidade da reaplicação a cada duas horas. O ideal, no entanto, é adotar o bom senso: quem pratica esportes, mergulha e fica muito exposto, suando, deve reaplicar com mais frequência”.

Filtro todos os dias – “A queimadura e o envelhecimento precoce da pele são provocados por um tipo de radiação que independe da claridade. Ou seja, a nuvem bloqueia a luz, o tempo claro, com sol, mas não a radiação. Por isso, mesmo quem se expõe apenas no trajeto para o trabalho precisa aplicar o produto no rosto, pescoço, colo e nas mãos”.
Acessórios – “Além da pele, também devemos proteger cabelos, lábios e olhos. Por isso, chapéus com abas laterais e óculos são indicados sempre. Além disso, pessoas com sensibilidade nos lábios podem usar os bloqueadores solares labiais. Eles protegem contra a ação do sol e ainda hidratam, evitando o ressecamento”.
Horários adequados – “O ideal é tomar sol antes das 10h e depois das 15h. Nesse caso, pedimos o bom senso. Se não der para evitar, permaneçam na praia ou na piscina, mas se protejam com uma camisa, fiquem embaixo da barraca, se hidratem e não se esqueçam, é claro, do protetor solar”.

Bronzeamento – “A SBD não recomenda o bronzeamento artificial, que aumenta a incidência do câncer de pele. O uso de bronzeadores, de uma maneira geral, agride demais a pele, principalmente os que são preparados caseiramente”.
Recomendação - Para se proteger adequadamente, o ideal é procurar um dermatologista. Acesse o portal da SBD (www.sbd.org.br) e conheça todos os especialistas filiados à Sociedade”.

Fonte:http://www.mongeral.com.br/mongeral_services

Nenhum comentário:

Pesquisar postagens neste blog